7 sinais de que um casamento acabou

Publicidade

sinais de que um casamento acabou
É normal que relacionamentos de longo prazo passem por momentos difíceis – até mesmo os legalmente vinculantes, como casamentos. No entanto, às vezes os problemas de um casal são mais do que apenas soluços, mas sim grandes lutas que fazem todo o relacionamento parecer em risco. Isto é, quando você pode encontrar-se procurando por sinais de que seu casamento acabou .

Antes de mais nada, porém, não tire conclusões precipitadas. Muitos problemas conjugais não são motivo para o divórcio, desde que o casal esteja disposto a trabalhar juntos, diz Jenni Skyler , PhD, terapeuta certificada, sexóloga e diretora do The Intimacy Institute . “Se houver vontade de mudar e tentar, há espaço para não se divorciar”, acrescenta. Isso significa que seu casamento não está condenado só porque você tem coisas difíceis para resolver.

Publicidade

Então, se o seu ‘navio está nas rochas, não vá direto para a ‘palavra D’. (Supondo que seu casamento esteja livre de alegações sérias, como abuso físico ou mental , é claro.)

Em última análise, antes de se divorciar, você deve “dê uma chance real ao seu relacionamento”, diz Skyler. A terapia pode ser incrivelmente útil para casais que passam por dificuldades, e você não quer entrar em uma separação permanente antes de esgotar todos os seus recursos, aconselha Skyler. Além disso, pode aliviar um pouco a pressão de tomar grandes decisões quando você tem a ajuda de um especialista à sua disposição.

Se o seu casamento não está no seu melhor agora, você também pode tentar fazer uma pausa ou período de separação antes de decidir sobre o divórcio, diz Skyler. Ele lhe dará um vislumbre de como seria a vida sem seu parceiro, sem trazer nenhuma medida legal complicada associada ao fim do seu casamento ainda.

Dito isto, se o seu relacionamento está passando por um momento difícil agora, aqui estão 18 sinais de que seu casamento pode ter acabado e é hora de considerar uma estratégia de saída, de acordo com especialistas em relacionamento.

  1. Houve alguma infidelidade.
    Se você ou seu parceiro cometeram infidelidade, isso pode dificultar o avanço em seu casamento. Dito isto, muitas vezes depende da gravidade da trapaça, observa Skyler. A infidelidade crônica, por exemplo, pode ser extremamente difícil de superar, diz ela.

No entanto, se a traição foi uma ocorrência única ou um tanto leve em ação – como um beijo bêbado em um bar versus repetido com um amante – pode ser mais fácil para você trabalhar. Tudo isso depende da gravidade da ofensa que você considera a infidelidade em geral – e todos a veem de maneira diferente, diz Skyler.

2. Você está se distanciando.
É normal que as conexões de relacionamento diminuam e fluam, e é possível que você e seu parceiro tenham se distanciado ao longo do casamento. “Todo mundo é diferente, mas se e seu parceiro não compartilham mais valores comuns, pode ser difícil seguir em frente”, diz Janet Brito , PhD, psicóloga clínica e terapeuta sexual em Honolulu.

Não é só que você tem interesses diferentes. Isso é normal e, às vezes, até útil se você e seu parceiro gostam de hobbies e atividades fora da companhia um do outro. Mas, se você achar que vê o próprio mundo de maneiras completamente díspares e não há um meio-termo no qual ambos possam operar, isso pode ser difícil de superar, diz Brito.

  1. Você descobre que é cronicamente infeliz.
    Se você acorda todas as manhãs ao lado de seu parceiro consciente do fato de que está infeliz em seu casamento, isso é uma bandeira vermelha para a saúde de seu relacionamento, diz Skyler.

Não é que você deva se sentir ativamente “feliz” o tempo todo quando estiver casado, mas se houver uma ausência distinta de felicidade e um sentimento ativo de tristeza ou decepção quando estiverem juntos, considere isso um sinal bastante claro de que você não está um ótimo lugar, explica Skyler.

  1. Um (ou ambos) de vocês está enfrentando problemas de saúde mental.
    É bastante normal passar por crises em que sua saúde mental não está no seu melhor. O problema, no entanto, é quando um (ou ambos) de vocês não dará os próximos passos para melhorar essa saúde mental, observa Skyler. Por exemplo, talvez seu parceiro se recuse a procurar ajuda profissional (como um médico ou terapia) para sua doença mental, ou não se permita fazer mudanças úteis no estilo de vida para melhorar seu humor.

Os problemas de saúde mental podem se tornar particularmente desafiadores quando começam a afetar não apenas a pessoa que sofre de doença psicológica, mas também a outra pessoa no relacionamento, diz Skyler. Em suma, pode ser a causa de muitas lutas de relacionamento, mas você não precisa terminar seu relacionamento porque a saúde mental do seu parceiro não está no seu melhor; contanto que eles estejam tomando medidas para se curar e reconheçam o impacto que isso está tendo em seu casamento, seu relacionamento pode melhorar, observa Skyler.

5. Seu parceiro é narcisista.
“Eu vejo muito divórcio onde um parceiro parece carismático, mas na verdade é a fachada de um narcisismo muito intenso”, explica Skyler. Quer saber como saber se seu parceiro é um narcisista , exatamente? Isso geralmente significa que eles não têm empatia e normalmente demonstram direito, vaidade, arrogância e comportamento controlador, diz Skyler. (Ou qualquer comportamento que faça você se sentir inadequado, vazio ou manipulado.) Se você é casado com uma pessoa narcisista, é possível que tenha sido vítima de seus comportamentos particularmente encantadores sem perceber os negativos — o que é comum.

Então, se você tem indícios de que seu parceiro pode estar demonstrando alguns desses comportamentos, pode ser um sinal de que algo mais profundo está errado.

  1. Você está tendo a mesma briga repetidas vezes.
    Se você e seu cônjuge estão ensaboando, enxaguando, repetindo os mesmos velhos argumentos, isso também pode ser um sinal de que seu casamento acabou, ou melhor, merece pelo menos uma intervenção de aconselhamento. “Se as pessoas não conseguem encontrar uma maneira de superar sua luta, ou encontrar uma maneira de comunicação e reparo respeitosos, [o relacionamento] pode se deteriorar até ser demais”, diz Skyler.

Talvez você esteja discutindo sobre coisas grandes, como como você quer criar seus filhos ou questões políticas, ou talvez sejam as pequenas brigas que levam vocês dois ao limite, como onde jantar. Independentemente disso, se você se sentir preso em um ciclo de disputa sem solução, isso provavelmente significa que você não está se comunicando de forma eficaz e pode ser um sinal de que algo está realmente errado.

  1. Há uma incompatibilidade de estilo de ter relação.
    Se o seu parceiro quer ter um relacionamento aberto e você não está pronto para isso, ou você quer tentar algo no quarto com o qual ele não se sente confortável, não estar na mesma página quando se trata de sexualidade pode ser um sinal de problemas conjugais iminentes, explica Skyler. Em suma, “se houver uma profunda incompatibilidade sexual, isso pode ser um problema”, diz ela.

Um desequilíbrio no quarto também pode se apresentar como uma violação de limites, acrescenta Brito. Isso pode parecer que seu parceiro está empurrando você para fazer um ato ou prática sexual com o qual você não se sente confortável, ou pedindo amor quando você já disse não. “Se uma pessoa não está respeitando os limites de alguém no quarto, isso pode fazer alguém se sentir desrespeitado ou coagido em um relacionamento”, diz Brito. Esses padrões podem levar à raiva e ao ressentimento – um sinal de que o divórcio pode estar na mente.

  1. Você não quer fazer amor.
    É completamente normal que a atração sexual e a energia aumentem e diminuam ao longo de um relacionamento de longo prazo. Dito isto, em um relacionamento que está caminhando para o divórcio, pode haver uma completa ausência de desejo sexual, diz Skyler. Por exemplo, talvez você não se sinta conectado o suficiente com seu parceiro para fazer amor, ou suas vidas não apresentam mais nenhuma oportunidade de promover a intimidade.
Clique nos botões abaixo e siga nossas redes para ficar por dentro do seu Horoscopo. Entre tambem em nosso canal no Telegram Clique.
 Siga no Google News

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.